Buscar
  • Samuel Pedrini

Com que frequência você deve substituir as velas de ignição?



O que são as velas de ignição?

As velas de ignição são uma das partes mais importantes do motor do seu carro. Eles criam a faísca que inflama a mistura de combustível e ar nos cilindros. Quando essa mistura se inflama, ela alimenta os pistões que movem as rodas do carro. As velas de ignição disparam milhões de vezes por segundo, então elas acabam se desgastando. Quando eles começam a falhar, o motor do seu carro pode falhar ou funcionar com menos eficiência. Você também pode notar uma diminuição na potência e um aumento no consumo de combustível.

Quais são alguns sinais de que uma vela de ignição precisa ser substituída?

Uma vela de ignição é uma parte essencial do motor do seu carro e ajuda a garantir uma operação suave e eficiente. Com o tempo, no entanto, as velas de ignição podem ficar sujas ou danificadas, o que pode causar falhas de ignição no motor e diminuição do desempenho. A maioria das montadoras recomenda que as velas de ignição sejam trocadas a cada 48.000 a 80.000 km.

No entanto, se você dirigir em condições particularmente sujas ou empoeiradas, talvez seja necessário trocar as velas de ignição com mais frequência. Uma forma de determinar se é hora de trocar suas velas de ignição é ficar atento ao comportamento do motor. Se você notar que o seu carro está perdendo potência, pegando mal ou consumindo mais combustível do que o normal, esses podem ser sinais de que as velas estão com problemas e precisam ser substituídas. Algumas situações que ee o seu carro está agindo mal e você não tem certeza de qual é o problema. Aqui estão alguns sinais:

  • Seu carro está difícil de dar partida.

  • Seu carro está em marcha lenta falhando

  • Você está enfrentando falhas de ignição.

  • Seu carro está perdendo potencia ou aceleração

Se você notar algum desses problemas, é uma boa ideia levar seu carro a um mecânico para verificar as velas de ignição.

Também indicamos Alguns cuidados com sua vela de ignição

  • Verifique se as suas velas de Ignição estão arranhadas ou quebradas.

  • verifique de que as suas velas de estejam bem apertadas. Se não estiver, ajuste-as.

  • Limpe os eletrodos das suas velas de ignição com um pano úmido para remover o aglomerado de fuligem e outras impurezas.


Outro problema a verificar…

È a vela de Ignição Quebrada - Uma vela de Ignição pode quebrar se houver uma faísca fraca ou se as escarpas estivessem muito sujas. Vela de Ignição deteriorada - A deterioração é causada pelo aumento de carbono e resíduos nas escarpas. Isso pode ser devido a um motor mal afinado, combustível ruim ou aditivos inadaptados. Mau funcionamento do motor




Mais um ponto de atenção quais os tipos de vela de ignição existente?


As velas de ignição são classificadas em dois tipos, iridio, platina.


A melhor tipo de vela para seu carro no geral é a iridio, pois têm um íon de metal na extremidade da ponteira que torna as pontas mais finas e, consequentemente, aumenta a vida útil das velas.

O irídio é um material mais resistente ao desgaste do que o platina, o que significa que as velas de ignição de irídio têm uma vida útil mais longa. Além disso, o irídio tem um ponto de fusão mais elevado do que o platina, o que torna as velas de ignição de irídio menos suscetíveis a derreter-se sob altas temperaturas.

Devido a características especiais, as velas de irídio apresentam uma melhor condutividade elétrica e a geração de uma centelha mais intensa. Isso resulta em uma queima da mistura ar-combustível mais eficiente, com consequente redução do consumo, menos emissões de poluentes e uma marcha lenta mais estável.


Já as velas de ignição platina têm uma camada de platina na extremidade das pontas. As velas de ignição de platina são mais caras, mas elas duram bem mais que as convencionais. A vida útil das velas de ignição de platina costuma maior.


Não importa qual seja o tipo de vela de ignição que você escolher, todas elas têm um objetivo em comum: manter a chama no motor para que a combustão seja consistente.

É por isso que é importante saber quando trocar as suas velas.

As fabricantes recomendam substituir as velas de ignição após certos intervalos de tempo ou KM rodados. No entanto, esses números são apenas uma média e podem variar dependendo do tipo de veículo, condições de condução.


Conclusão

As Velas geralmente não precisam ser substituídas com muita frequência. No entanto, se as velas estiverem danificadas, isso pode causar sérios problemas no motor do seu carro. Além disso, as partículas da vela queimada podem contaminar o lubrificante do motor, o que também pode causar problemas graves.

Lendo algumas dicas que demos

Consulte o manual do proprietário para descobrir qual tipo de vela de ignição é melhor para o seu carro. Escolha uma vela de ignição de alta qualidade de uma marca respeitável.

Use as ferramentas certas para remover as velas de ignição antigas e instalar as novas.





4 visualizações0 comentário