top of page
Buscar
  • Foto do escritorSamuel Pedrini

Por que usar água desmineralizada em radiadores e não agua da torneira?

Atualizado: 14 de nov. de 2023





Água desmineralizada é uma água purificada para remover minerais e impurezas. É comumente usada em sistemas de ar condicionado e radiadores, pois esses minerais podem acumular-se e obstruir os tubos, causando problemas de funcionamento e danos ao equipamento. Além disso, a água desmineralizada tem uma menor condutividade elétrica, o que ajuda a prevenir corrosão dos componentes do sistema.

Os tipos de água desmineralizada mais comuns para usar em radiadores de carro incluem água destilada e água deionizada. Ambas essas opções são eficazes na remoção de minerais e impurezas que podem causar problemas no sistema de refrigeração do carro. A água destilada é geralmente mais fácil de encontrar e mais econômica, mas pode não ser tão eficaz na remoção de impurezas quanto a água deionizada. A água deionizada é geralmente mais pura, mas também pode ser mais cara e mais difícil de encontrar.

É importante verificar o manual do proprietário do seu carro para verificar qual tipo de água é recomendada para usar no sistema de refrigeração. Alguns fabricantes podem especificar o uso de água destilada ou deionizada, enquanto outros podem recomendar o uso de água comum ou aditivos específicos para o sistema de refrigeração.

Ao contrário de água desmineralizada, a água comum contém minerais que podem acumular-se e obstruir os tubos do radiador, causando problemas de funcionamento e danos ao equipamento. Além disso, a água comum pode causar corrosão dos componentes do radiador, especialmente se houver impurezas presentes na água. Portanto, é importante considerar usar água desmineralizada para prevenir esses problemas e prolongar a vida útil do sistema de refrigeração do seu carro.


Aqui estão algumas das principais razões para usar água desmineralizada em sistemas de ar condicionado e radiadores:

  1. Prevenção de obstruções: Minerais presentes na água podem acumular-se e obstruir os tubos, causando problemas de funcionamento e danos ao equipamento. A água desmineralizada ajuda a evitar esses problemas, pois não contém minerais que possam obstruir os tubos.

  2. Prevenção de corrosão: A água desmineralizada tem menor condutividade elétrica, o que ajuda a prevenir corrosão dos componentes do sistema.

  3. Melhoria do desempenho: A água desmineralizada pode melhorar o desempenho de sistemas de ar condicionado e radiadores, pois não contém impurezas que possam afetar o funcionamento do sistema.

  4. Prolongamento da vida útil: A água desmineralizada pode prolongar a vida útil de sistemas de ar condicionado e radiadores, pois não contém impurezas que possam causar danos aos componentes do sistema.

  5. Possibilidade de uso em processos industriais: Alguns processos industriais requerem água de alta pureza, como por exemplo na indústria farmacêutica e de semicondutores, onde a água desmineralizada é utilizada para evitar contaminação.

  6. Redução de custos: A água desmineralizada pode ajudar a reduzir os custos de manutenção e reparação de sistemas de ar condicionado e radiadores, pois não contém impurezas que possam causar problemas de funcionamento.


Por que não utilizar agua comum no meu carro

Algumas das principais razões para não usar água comum em radiadores de carros:

  1. Acúmulo de minerais: A água comum contém minerais, como cálcio e magnésio, que podem acumular-se e obstruir os tubos do radiador, causando problemas de funcionamento e danos ao equipamento.

  2. Corrosão: A água comum pode causar corrosão dos componentes do radiador, especialmente se houver impurezas presentes na água.

  3. Baixo desempenho: A água comum pode afetar o desempenho do radiador, especialmente se houver impurezas presentes na água.

  4. Redução da vida útil: A água comum pode reduzir a vida útil do radiador, especialmente se houver minerais e impurezas presentes na água.

  5. Não recomendado pelo fabricante: Alguns fabricantes podem especificar o uso de água desmineralizada ou deionizada no sistema de refrigeração, e não recomendar o uso de água comum.

  6. Inconsistência na qualidade da água: A qualidade da água pode variar de acordo com a região e a fonte, podendo conter impurezas e minerais que possam causar problemas no sistema de refrigeração.

62 visualizações0 comentário
bottom of page