top of page
Buscar
  • Foto do escritorSamuel Pedrini

Qual a importancia de se utilizar o Aditivo do Radiador ou liquido de arrefecimento?

Atualizado: 20 de jan. de 2023

Qual a importância de se utilizar o Aditivo do Radiador ou liquido de arrefecimento?




O aditivo ou refrigerante do radiador é importante porque ajuda a manter o motor resfriado. Ele faz isso circulando o líquido de refrigeração pelo motor para absorver o calor. O aditivo também protege contra corrosão e evita o congelamento em climas frios.

Se o seu carro está esquentando um pouco ultimamente, ou você só quer ser proativo em manter o motor em boa forma, um aditivo de radiador pode ser uma ótima opção. Os aditivos do radiador são projetados para ajudar a manter o motor resfriado, melhorando a eficiência do radiador e do sistema de refrigeração.


As principais funções do aditivo para radiador são elevar o ponto de ebulição da água e reduzir a temperatura de congelamento.

Assim, a água começa a ferver a partir de uma temperatura maior do que a normal e evita o congelamento quando a temperatura está muito baixa.

O aditivo para radiador também tem o papel de servir como lubrificante da bomba d’água do automóvel, fica a dica.


Quais são os tipos de aditivo do radiador?


O mercado de aditivos para radiadores, atualmente, oferece tres tipos de aditivos para radiadores . Eles são:

  • Aditivos compostos por etilenoglicol, que são altamente tóxicos;

  • Aditivos orgânicos, que são biodegradáveis;

  • Aditivos sintéticos, de longa vida e tempo de duração estendido.


Existem vários tipos de aditivos para radiadores, mas o mais comum é o etilenoglicol. Esse é o tipo de aditivo encontrado na maioria dos produtos anticongelantes.


O que é o etilenoglicol?

O etilenoglicol é um líquido claro e inodoro que é levemente adocicado ao paladar. É usado em muitas indústrias, inclusive como anticongelante em radiadores de automóveis.


O que são os aditivos orgânico?

Os aditivos orgânicos para radiadores são geralmente feitos de propilenoglicol ou glicerina vegetal, normalmente contêm OAT (tecnologia de ácidos orgânicos), que ajuda a proteger contra corrosão e acúmulo de incrustações. Esse tipo de refrigerante também pode ajudar a prolongar a vida útil do seu sistema de resfriamento.

Esses aditivos são menos tóxicos do que o etilenoglicol e podem ser uma escolha melhor para consumidores ambientalmente conscientes.


O que são os Aditivos para radiador sintéticos?

São produtos químicos que ajudam a melhorar a eficiência do seu radiador e sistema de arrefecimento. Eles também podem ajudar a proteger contra corrosão e acúmulo de incrustações.


Pode misturar água da torneira com o aditivo no radiador?

Lembre sempre de utilizar agua destilada, em vez de agua da torneira.

Porque não utilizar agua no lugar do aditivo do Radiador?

É importante usar o tipo certo de água no sistema de refrigeração do seu carro. A água destilada é mais pura do que a água da torneira e não deixa para trás nenhum mineral que possa entupir o radiador.

Você pode comprar água destilada em qualquer loja de autopeças.

A água pode realmente causar corrosão e acúmulo no radiador, levando a problemas no futuro. O aditivo ajudará a evitar que esses problemas aconteçam. Adicionar um aditivo de radiador é fácil e relativamente barato. Você pode encontrá-los na maioria das lojas de autopeças ou online. Certifique-se de seguir as instruções no frasco para obter melhores resultados.


Quando devo trocar o aditivo no radiador?


O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

O processo de descarga e preenchimento leva cerca de uma hora para ser concluído.


Como saber se tenho problemas com o aditivo do radiador?


Nesta parte em que falamos sobre vazamentos de óleo, destacamos que quando se trata de fluido pegajoso amarelo, verde ou rosa, é muito provável que o problema esteja diretamente relacionado ao liquido de arrefecimento. Apesar de não ser um óleo, é extremamente importante identificar o problema, pois se os vazamentos de água (ou radiador) de um veículo não forem reparados quase que imediatamente, alguns problemas graves podem surgir no motor, como fundir ou queimar junta de cabeçote.


Alguns sinais para ficar atento…

Carros mais antigos costumam "enviar" um aviso de que o aditivo do radiador precisa ser trocado, através de vazamentos por causa desses vazamentos e aquecimento da temperatura do motor.


66 visualizações0 comentário
bottom of page