Buscar
  • Samuel Pedrini

Quando substituir os amortecedores do Seu Carro? As melhores dicas

Quando há necessidade substituir os amortecedores de suspensão do seu carro?

Quando você deve substituir os amortecedores do seu carro?





Os amortecedores são uma das partes mais importantes de um carro, pois trabalham para absorver energia quando você dirige mantendo as rodas do seu carro em contato com o solo e ajudando a absorver o impacto de solavancos e buracos.

Com o tempo, os amortecedores podem se desgastar e causar mau desempenho no automóvel. Eles podem se desgastar e perder sua eficácia. O que pode afetar a qualidade do seu passeio e sua segurança. Quando isso acontece, é importante substituí-los o mais rápido possível para que seu passeio permaneça suave na estrada.


Existem também alguns outros sinais. Outro sinal revelador é se o seu carro parece mergulhar mais do que o normal ao frear. Além disso, se você notar que um canto do seu carro está mais baixo do que os outros, isso também pode indicar um problema com os amortecedores nessa roda em particular.


Algumas maneiras de testar os amortecedores:

  1. Em um dia sem vento, aperte o freio do seu carro em uma velocidade baixa e observe se o carro balança. Se ele fizer isso, é hora de substituir os amortecedores.

  2. Uma das maneiras mais fácil de saber se os amortecedores precisam ser substituídas é fazer o teste do pé. Em uma área plana e sem obstáculos, aperte o freio e empurre o carro para a frente e para trás com força. Se o carro balançar demais, provavelmente precisa de novos amortecedores.”

  3. Outro sinal de que os amortecedores precisam ser substituídos é se o carro balança demais ao passar por ondulações na estrada. Quando os amortecedores estão funcionando corretamente, o carro deve ficar bem firme no chão.

Sinais de quando substituir os amortecedores:


Caso, Se o seu carro não estiver rodando tão bem quanto antes, ou se você ouvir chocalhos ou chiados ao passar por cima de solavancos, talvez seja hora de avaliar alguns sinais.


Aqui estão alguns sinais de que talvez seja hora de substituir seus amortecedores:

  1. Você sente cada solavanco na estrada

  2. Seu carro salta depois de passar por cima de um solavanco

  3. Seu carro vira para um lado quando você bate em um solavanco

  4. Seu carro parece instável em altas velocidades

  5. Seu carro balança ou balança quando você passa por um buraco na rua.

  6. Sua roda parece saltar quando você atinge uma altura na rua.

  7. Você já teve uma mudança brusca no manuseio do seu veículo.

Se você estiver enfrentando algum desses problemas, é uma boa ideia levar seu carro a um mecânico e pedir que ele verifique os amortecedores. Eles geralmente podem ser substituídos com relativa facilidade e isso pode fazer uma grande diferença na qualidade de condução do seu carro.


Algumas Dicas sobre amortecedores


Todos os carros têm amortecedores?


Sim, todos os carros têm amortecedores. Os amortecedores são uma parte essencial do sistema de suspensão e ajudam a melhorar a qualidade de condução de um veículo, absorvendo solavancos e vibrações.


Quais são os defeitos mais comuns nos amortecedores?


Os defeitos mais comuns com amortecedores são vazamentos e peças quebradas. Se um amortecedor estiver vazando, ele precisará ser substituído. Se um amortecedor estiver quebrado, ele precisará ser reparado ou substituído.


Por que os amortecedores são importantes?


Os amortecedores são componentes importantes de um carro que absorvem a energia que, de outra forma, faria com que o carro se movesse inesperadamente. Os amortecedores vêm em diferentes tipos e tamanhos. O tipo de amortecedor que seu carro possui dependerá do tipo de carro e do tipo de condução que você faz.


O objetivo dos amortecedores é suavizar o deslocamento sobre solavancos e outras irregularidades na estrada. Isso melhora o manuseio, a tração e a frenagem, além de reduzir a fadiga do motorista. Além disso, ao manter as rodas em contato com o solo, os amortecedores também melhoram a vida útil dos pneus.


Dois. Sinais comuns de que seu carro ou van precisa de novos amortecedores. Se você tiver alguma das seguintes situações, provavelmente é hora de novos amortecedores de suspensão:

• O veículo parece instável ou “flutuante” ao dirigir em rodovias ou em altas velocidades • O nariz do veículo cai visivelmente ao parar curto • O veículo balança de um lado para o outro ao contornar as curvas • Há uma sensação “esponjosa” no pedal do freio

Se você notar algum desses problemas, verifique sua suspensão o mais rápido possível. Continuar a dirigir com amortecedores defeituosos pode ser perigoso e causar mais danos ao seu veículo.

Com que frequência preciso substituir os amortecedores do meu carro? A maioria dos fabricantes recomenda que os amortecedores sejam substituídos a cada 80.000km - 120.000km. No entanto, isso varia dependendo dos hábitos e condições de direção - se você faz muito off-road...

Embora possam durar mais, dependendo do tipo de condução que você faz e do tipo de amortecedor que você possui.


Quais são os sinais de que seus amortecedores precisam ser substituídos?


O sinal mais comum de que seus amortecedores precisam ser substituídos é se o carro começar a ficar saltitante quando você estiver dirigindo. Isso pode causar uma viagem muito desconfortável e também pode ser perigoso se o salto fizer com que você perca o controle do seu veículo. Além disso, amortecedores desgastados também podem causar desgaste prematuro dos pneus.


Se você suspeitar que seus amortecedores precisam ser substituídos, é melhor examiná-los por um profissional o mais rápido possível. Eles podem realizar um teste simples para ver se precisam ser substituídos ou não.


Com que frequência você precisa substituir seus amortecedores?


Em condições normais de direção, é recomendável que você substitua seus amortecedores a cada 80.000km - 120.000km. No entanto, se você fizer muito reboque off-road ou pesado, talvez seja necessário substituí-los mais cedo. Você pode verificar a condição de seus amortecedores procurando por vazamentos no fluido hidráulico ou sentir um salto excessivo ao passar por cima de solavancos.

No entanto, isso pode variar dependendo das condições de direção e da carga pesada do seu veículo. Se você transporta cargas pesadas com frequência ou dirige muito off-road, talvez seja necessário substituí-las com mais frequência.”


O que acontece se você não substituir seus amortecedores?


Se seus amortecedores forem atingidos, seu carro ou van ficará desconfortável para dirigir, ele funcionará mal e as distâncias de frenagem aumentarão. Em casos extremos, a falha na suspensão pode levar à perda de controle.

Sempre recomendamos a substituição dos quatro amortecedores ao mesmo tempo. Embora possa não parecer um item crítico de segurança óbvio, se você considerar que a função principal do amortecedor é manter o pneu em contato com a estrada, é fácil ver como amortecedores desgastados ou danificados podem ser extremamente perigosos.


É fácil substituir os amortecedores por conta própria?


Você pode conseguir, mas se não tiver experiência, recomendamos deixar um profissional cuidar do trabalho.

Os amortecedores desempenham um papel importante em manter seu carro seguro e confortável para dirigir. Com o tempo, eles podem se desgastar e precisam ser substituídos. A maioria dos choques deve durar cerca de 50.000 milhas, mas alguns podem precisar ser substituídos mais cedo se estiverem danificados ou vazarem fluido.


Os sinais de que seus amortecedores podem precisar ser substituídos incluem:

• Seu carro parece saltitante quando você dirige sobre solavancos • Seu carro balança quando você faz curvas • Seu carro despenca quando você freia repentinamente • Você sente cada solavanco na estrada

Se seus choques estiverem mostrando algum desses sinais, é hora de uma substituição. Não espere muito - dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outras partes da suspensão e tornar seu passeio ainda menos confortável.


Posso dirigir meu carro se um dos meus amortecedores estiver ruim?


Uma pergunta comum que nos é feita aqui no The Suspension Connection é se é seguro ou não dirigir um veículo se um dos amortecedores estiver ruim. A resposta a essa pergunta realmente depende de quão ruins são os choques e em que tipo de formato o resto do sistema de suspensão está. Geralmente, recomendamos que, se seus amortecedores estiverem significativamente gastos, você os substitua em pares (dianteiro ou traseiro). Isso ajuda a manter o seu veículo equilibrado e evita qualquer desgaste irregular em outros componentes da suspensão.


Onde posso substituir meus amortecedores?


Os amortecedores devem ser substituídos em uma Oficina especializada ou Auto Center (Centro Automotivo). Você precisará levar seu carro para uma verificação da suspensão e o mecânico poderá dizer se seus amortecedores estão gastos. Amortecedores gastos podem causar problemas com o manuseio do seu veículo, por isso é importante que eles sejam verificados e substituídos, se necessário.


Que tipo de amortecedores devo comprar para o meu carro?


Essa é uma pergunta que nos fazem muito e, infelizmente, não há uma resposta fácil. A melhor maneira de determinar que tipo de amortecedor você precisa é consultar o manual do proprietário do seu carro ou falar com um profissional em uma loja de peças automotivas respeitável.


Preciso substituir todos os quatro amortecedores ao mesmo tempo?


É melhor substituir todos os quatro ao mesmo tempo. Isso garantirá que seu carro ou van tenha uma suspensão uniforme e dirija sem problemas. Também garantirá que todos os quatro pneus tenham um bom contato com a superfície da estrada. Com que frequência devo substituir meus amortecedores? Verifique o manual do proprietário do seu carro para saber os intervalos de manutenção recomendados. Como regra geral, no entanto, você deve verificar seus amortecedores a cada 20.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.


Se você estiver em dúvida se seus amortecedores estão funcionando corretamente ou se perceber que eles não estão funcionando como deveriam, consulte o manual do proprietário do seu carro ou entre em contato com o fabricante do carro.

7 visualizações0 comentário